A chance é menor, mas é possível. Portanto, não caia na “armadilha” de achar que por estar amamentando você está 100% protegida de uma nova gestação. Isso pode resultar em um irmãozinho antes do esperado.
Se você não pode engravidar de novo, teve um bebê agora, está amamentando ou apenas não quer, você precisa utilizar um método contraceptivo.
Durante a amamentação o nosso ciclo ovariano fica inibido, como se estivesse dormindo, ou seja, a gente não menstrua. A menstruação pode retornar pós-parto varia de corpo para corpo para retornar. Algumas pessoas experimentam apenas 3 meses, outras até 1 ano sem menstruar.
Como não é possível prever quando o seu ciclo vai voltar, é necessário que você converse com seu médico e utilize um método contraceptivo para evitar uma gestação logo no primeiro ciclo.
De forma geral, entende-se que quando o bebê começa a introdução alimentar, a proteção natural hormonal causada pela prolactina alta no organismo (hormônio que atua na amamentação) diminui, então, esse é um bom momento para começar a pensar no método que irá utilizar caso ainda não tenha menstruado.
Métodos contraceptivos que são compatíveis com a amamentação:
- DIU de cobre
- DIU hormonal
- Minipílulas, que tem apenas progesterona
- Camisinha