Aqui vão algumas dicas valiosas e alguns pontos de atenção que você precisa ter para você não colocar você mesma e nem o seu bebê em risco.
A primeira coisa que você precisa evitar na gestação são os medicamentos que não foram prescritos pelo seu médico.
Gestação, sobretudo no primeiro trimestre, a gente passa por uma série de transformações do bebê que está sendo formado. Virando de célula de células em um bebê lindo. Essas formações são muito sensíveis nesse período e existem alguns medicamentos, alguns antibióticos, algumas coisas que a gente não deve usar.
Por causa disso, pergunte para o seu médico sobre os medicamentos que você já tomava antes da gestação e, se necessário, sobre as possíveis substituições de medicamentos que precisam ser feitas.
É só o profissional de saúde que te acompanha que vai dizer para você o que é compatível ou não com a gestação, amamentação, puerpério.
Outra coisa são as tinturas de cabelo.
Não posso pintar meu cabelo na gravidez? Até pode, mas você tem que ter muito cuidado com metais pesados, com amônia e o chumbo que não são recomendados o uso durante a gestação.
Mais uma vez: leve a tintura de cabelo ou produto que você gostaria de usar para o seu médico avaliar se é permitido o uso, mesmo que o vendedor tenha dito que pode ser utilizado. O vendedor não é profissional de saúde. Você pode tirar uma foto do rótulo antes de comprar e mostrar para o seu médico, assim, não coloca seu dinheiro fora comprando um produto que não poderá usar.
Na gravidez, é importante continuar cuidando de você, da sua autoestima, mas tenha muito cuidado com o uso de ácidos no rosto.
Suspenda o uso e peça avaliação do profissional de saúde, do dermatologista. Quase todos esses ácidos são proibidos de serem utilizados na gestação, então, continuar usando - principalmente no primeiro trimestre - pode aumentar os riscos para o seu bebê de malformação.
Se você usa alguma coisa que contém ácido, na dúvida, suspenda o uso e leve na sua próxima consulta de pré-natal. Mesmo que você tenha iniciado o uso sem a orientação de um profissional é importante ter certeza de que esse produto não vai trazer nenhum malefício para você ou para o seu bebê.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com outras gravidinhas, pois são pontos bem importantes para se ter cuidado na gravidez.