Aqui vão as cinco coisas que uma mulher que acabou de descobrir a gestação ou que está grávida precisa se atentar. Claro, não são apenas essas, mas são 3 coisas essenciais.
Número 1: Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário que pode passar para qualquer pessoa. É muito comum que a gente conheça pessoas que já tiveram toxoplasmose nesse país, mas na gestação ela pode causar uma síndrome de toxoplasmose congênita que pode causar problemas no bebê. Então, a gente precisa evitar a mulher suscetível de ter toxoplasmose.
E quem é a mulher suscetível? É a mulher que tem o exame igg negativo. G é uma imunoglobulina que vai ser produzida quando a gente já teve o contato prévio com uma doença. Então, se eu sou e igg positivo significa que eu já tive isso e que meu corpo está preparado contra isso. Eu não vou desenvolver de novo. É positivo você ser e igg positivo na gestação. O que não é para você ser na gestação o igm positivo. Porque o M denota uma infecção aguda.
Então, quando você olhar os seus exames tenha em mente: igg positivo, você está protegida. Igm positivo, independente do igg, você precisa ser avaliada imediatamente para ver se essa infecção tem mais de 4 meses ou menos de quatro meses.
Certo mas isso eu for e igg negativo e igm negativo? Significa que você é suscetível à toxoplasmose.
Significa que vou ter que doar meu gato? Nunca mais eu posso comer comida japonesa? Não! Mas você precisa ficar atenta a saladas cruas, sobretudo, aquelas que você não garante a qualidade da lavagem. Então, evite comer saladas cruas fora de casa. Segunda coisa são carnes cruas. A carne mal passada, principalmente a de boi, precisa ser muito bem cozida. Nada de comer carne crua, aqueles carpaccios. Peixe transmite toxoplasmose? Não! Portanto, você pode, sim, comer no japonês. O que você tem que atentar ao comer comida japonesa é primeiro que ele seja de boa qualidade, para você não estar exposta a bactérias provenientes do peixe cru. E as saladas que são servidas no japonês, novamente, por conta da questão da salada poder transmitir toxoplasmose.
E o gato, o que eu faço? Não faz nada. A chance do gato transmitir toxoplasmose é pequena e a chance maior é com as fezes do gato. Então, você, gestante, não vai manipular a caixinha do seu gato. Quem vai manipular é outra pessoa. Se você mora sozinha, manipule as fezes do seu gato sempre de luva e não deixe as fezes ficarem muito tempo no ar. Limpe todos os dias a caixinha sempre de luvas e lave muito bem as suas mãos depois, dessa forma a gente evita a toxoplasmose nas mulheres que são suscetíveis.
Número 2: Ganho de peso
Gestação não é comer por dois. Cuidar o peso que você está ganhando ajuda você a evitar as estrias, conseguir voltar ao seu peso normal depois da gravidez, para você não aumentar os problemas que podem acontecer por conta de uma potencial obesidade. Então, evite o ganho de peso excessivo.
Como? Se alimente bem! Parar de comer besteira, parar de comer hambúrguer e batata frita, se alimentar bem. O bebê precisa que você se alimente bem, beber muito líquido, fazer exercício físico mesmo que seja uma coisa leve.
Número 3: Estudar
Não é só estudar sobre parto. Estude sobre a gestação patológica, gestação saudável. Não só o que está acontecendo com você. E se você desenvolve diabetes? Ou uma pré-eclâmpsia? Você precisa saber o que está acontecendo. Estude todas as possibilidades.
Estude as mudanças do seu corpo, como o bebê está se formando. Entenda os números e resultados dos seus exames. O que é violência obstétrica, estude para preparar seu plano de parto. Estude amamentação. Alinhe suas expectativas com a realidade.